Rotíferos
Aviso de Disponibilidade do Produto
Este produto, devido à sua validade curta após o embalamento, é solicitado diretamente ao criador ou fornecedor responsável pela sua aquacultura a cada 15 dias. Desta forma, garantimos que chega ao cliente com a máxima frescura e qualidade. Assim que recebemos o stock, iniciamos o envio ou disponibilizamos para recolha em loja.
Rotíferos vivos Brachionus plicatilis em garrafa.
Cultivados em laboratório e alimentados exclusivamente com fitoplâncton.
Excelente alimento para invertebrados (como corais), larvas de peixes de boca pequena e pequenos crustáceos.
Características gerais
Organismos microscópicos que fazem parte do plâncton e desempenham um papel fundamental na cadeia trófica dos ecossistemas aquáticos.
O seu nome deve-se ao movimento característico destes indivíduos, que possuem cílios móveis na extremidade anterior do corpo, utilizados para locomoção.
Têm uma elevada taxa reprodutiva, o que lhes permite ocupar rapidamente determinados locais ou nichos.
Toleram ambientes com diferentes graus de salinidade, temperatura, pH e baixos níveis de oxigénio.
Apresentam dois tipos de reprodução: assexuada (partenogenética) ou sexuada. Em condições desfavoráveis, produzem ovos de resistência que podem permanecer em estado latente durante longos períodos.
Valor nutricional
A composição bioquímica e o valor nutricional destes organismos está diretamente relacionado com a dieta que lhes for fornecida (Exemplo: não é o mesmo alimentá-los com microalgas marinhas ou com levedura).
As espécies de microalgas mais utilizadas para os alimentar são Tetraselmis sp., Isochrysis sp. e Chlorella sp.. Este fitoplâncton fornece ao rotífero as proteínas, lípidos e hidratos de carbono adequados para garantir o seu perfil nutricional correto.
O rotífero, por si só, não tem uma qualidade nutricional adequada, dependendo da alimentação que recebeu nos dias prévios à sua utilização. O conteúdo do seu estômago e os ovos presentes no momento determinam o seu valor nutricional.
Vantagens dos rotíferos como alimento
- Ideais como alimento devido ao seu pequeno tamanho, deslocamento lento, capacidade de permanecerem suspensos na coluna de água e facilidade de cultivo em altas densidades.
- O tamanho dos rotíferos, entre 125-260 µm, é adequado para a maioria dos peixes cultivados, sendo um tamanho intermédio entre as microalgas (20 µm) e os náuplios de artémia (500 µm).
- Têm uma elevada capacidade de reprodução. Em condições favoráveis, reproduzem-se de forma assexuada, com as fêmeas a produzir ovos em questão de horas. São capazes de se reproduzir com apenas um dia de idade (ao contrário dos copépodes ou artémia, que precisam de 2-3 semanas).
- Suportam densidades altas no cultivo e condições variáveis no ambiente (temperatura, pH, salinidade, oxigénio, entre outros).
- O seu movimento lento facilita a captura por organismos com dificuldades de alimentação.
- Têm uma filtragem não seletiva, tornando-se presas ideais para enriquecimento nutricional conforme necessário.
- São facilmente digeríveis.
- Embora prefiram água do mar, adaptam-se bem a aquários marinhos, tolerando uma ampla faixa de salinidade (1-97 ppm).
Quando e para que usar rotíferos
- Os rotíferos não são o alimento natural das larvas de peixes marinhos. Contudo, desde que começaram a ser utilizados no Japão, em 1965, como primeiro alimento larvar, tornaram-se o alimento vivo mais cultivado na aquicultura intensiva.
- São indispensáveis como primeiro alimento vivo, pois os náuplios de artémia são inacessíveis para as larvas nos primeiros dias de vida.
- Para criar mais zooplâncton no aquário, devem ser adicionados à noite, para evitar que sejam imediatamente consumidos.
- São muito utilizados na alimentação de corais e larvas de peixes. São particularmente recomendados para a criação de peixes como peixes-palhaço ou cavalos-marinhos, devido ao tamanho reduzido da sua boca, sendo os rotíferos a presa ideal para o desenvolvimento destas espécies.
- Ideais para a alimentação de todos os invertebrados do aquário: anémonas, esponjas, estrelas-do-mar, entre outros.